14 abril 2014

As vantagens e desvantagens de estar longe

Não tenho planos de voltar. Sou feliz e contente aqui. Sim, existem algumas dificuldades, e  diversas vantagens, mas quem disse que algo precisa ser perfeito pra ser bom?

Desvantagens de morar fora


 Choque cultural 
Realmente o nome dado está certo!CHOQUE e não
 "transição suave e super tranquila" cultural.
Cultura é visão de mundo, e ao mudar de cultura você tem sua visão de mundo desafiada, e se você acha que isso é fácil, bem-vindo à Terra, marciano.Ainda ontem uma amiga que está morando fora estava impressionada pelo dono do ap que ela alugou ter ido ele mesmo pintar o dito...Ele prometeu que o apto estaria pintado.Nós é que estamos mal acostumados. 

Os amigos do Brasil se afastam

Primeiro é aquele monte de despedida,e choro. Depois eles começam a vir e ficar no seu sofá ou na rede a estadia grátis. 
Novas gírias surgem, você de repente nem entende mais o que eles tão falando,novas musicas, e daí você começa a se dar conta que relação só existe com convivência.
Prepare-se pra perder amigos. Não que eles deixem, assim, de ser seus amigos, mas você irá perdê-los por simples e pura deriva continental, afastando um centímetro por ano, até haver um oceano entre vocês.

Distância da família e amigos dói (de um jeito que eu nem imaginava)

Formatura,noivado,casamento,nascimentos,doenças...você faz um esforço para se manter presente em ocasiões importantes,mas nem sempre consegue e a grande parte das suas ocasiões importantes,você está só.Sem família e amigos de longa data.Skype não ajuda.

Sempre serei a estrangeira
Não tem jeito. Tem certas coisas que não se pega, mesmo morando anos e anos e anos e anos no lugar. Eu não fui criada aqui, eu não cantei as musiquinhas que eles cantaram na escola, eu não vi os mesmos desenhos animados  daqui,(quem diabos é a abelha maia?) eu falo com sotaque, tem piadas que vou morrer antes de entender, e por mais que eu adquira a cultura do lugar eu nunca serei nativo  e isso se sobressai.Mas com o passar do tempo,também me sinto estrangeira no meu próprio país...Por outro lado, se isso cansa, tem coisas que compensam, e de longe. Nem tudo é  dificuldade. Tem, sim, muitas...

Vantagens de se morar fora:

Meu mundo ficou maior
Não só literalmente com os lugares inacreditáveis que fui,mas dentro da minha cabeça.Parece que um mundo de possibilidade abriu e a visão da realidade ficou mais rica.

Meus filhos tem mais que uma cultura
Verdade que saudades da família dói, e isso não tem jeito. Mas, por outro lado, a vida continua e se renova, e meus filhos nasceram aqui. E em vez de uma cultura, eles tem duas. De saída o mundo deles é muito maior do que o meu na idade deles, e isso abre portas infinitas pro futuro. E, se abrir portas pro futuro de seus filhos não é uma vantagem, eu não sei o que será...


Sem medo
Não sinto aqui a insegurança diaria que sinto quando vou de férias ao Brasil.Poder andar descansada não tem preço!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!