06 junho 2014

É uma casa portuguesa com certeza!

Então você vem do Brasil,e é convidado para um jantar na casa de amigos portugueses.
Aqui ficam algumas dicas:


Pontualidade :
Chegar atrasado,esse hábito tão brasileiro,aqui é falta de educação mesmo!Imagine que o jantar foi marcado para as 20h,nada de aparecer as 20:40!Espera-se que em caso de algum atraso,telefone a avisar...

Leve sempre alguma coisa:
Mesmo sendo amigos de longa data,é sempre simpático,uma garrafa de vinho,uma sobremesa ou flores...

Frescuras de etiqueta:
Talheres,copos,recusar algum prato...não fique preocupado em fazer má figura.Normalmente um português só vai convidar para a casa dele,quem ele gosta.Se você foi convidado é realmente bem vindo!

Sobremesas:
Aqui há sempre o hábito de muitos doces!Em jantar entre amigos é normal cada um levar uma sobremesa,acho que o português é guloso mesmo :)Como normalmente são deliciosas,recomendo que prove um pouco de cada!

Arroz X Batata: 
Sim,não se encontram!Em 23 anos anos aqui,só comi arroz e bacalhau no mesmo prato se eram pataniscas,ou se era arroz de bacalhau.

Crianças:Nem sempre estão incluídas no jantar,deve antes perguntar aos donos da casa se é com ou sem crianças...


Empregada:
Aqui não há!
No fim da refeição pode ajudar a dona da casa a retirar as louças entre pratos,e sobremesa...Ofereça ajuda para colocar as louças na máquina de lavar.A conversa de fim de noite na cozinha é sempre animada!

Eu me adapto bem a este mundo de horários precisos, aperitivos curtos e refeições prolongadas. Na minha terra o horário de chegada é largo, come-se e bebe-se durante muito tempo antes das refeições e quando, enfim, alguém anuncia “o jantar está servido” já estou com vontade de voltar para casa

Penso que o básico está dito,caso se lembrem de mais alguma coisa,deixem nos comentários...beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!