13 julho 2014

Cuidados com a saúde em casa



Quando engravidei a primeira vez,minha medica pediu um exame de sangue específico para detectar a toxoplasmose. Nem. tinha noção o que era e o que poderia causar.No meu resultado não apareceram os  anticorpos para a doença, ou seja não estava imune.Se está grávida,não se desespere antes de falar com o médico e esclarecer o seu caso.
A toxoplasmose pode ser transmitida de mãe para filho, mas não se transmite de uma pessoa para outra apesar de que já foi constatado a transmissão por transfusão sanguínea e transplante de órgãos de pessoas infectadas.
Como a principal forma de contaminação é via oral,temos que apostar na prevenção.

Tome bastante cuidado se você não tem os anticorpos para a doença.
Certifique-se de cozinhar bem todas as carnes, já que o parasita pode ser encontrado em carnes cruas ou mal passadas. Lave bem as mãos depois de mexer em carnes cruas.

Sempre lave bem frutas e verduras, especialmente se vai consumi-las cruas. Não use a mesma tábua ou faca para cortar carnes e verduras.

Se você gosta de mexer com plantas no jardim, é sempre bom usar luvas e depois lavar bem as mãos, já que pode haver contato com fezes de gatos no solo.

Pode ser um pouco cansativo ou parecer exagerado, mas, se você tem um gato, sempre lave as mãos depois de brincar com ele. Peça a outra pessoa limpar a caixinha de areia do gato. Se não der para escapar da tarefa, use luvas, e lave as mãos mesmo assim. Limpe a caixinha diariamente .

Aqui por casa,passados 20 anos da primeira gravidez,ainda sigo as indicações da médica,e muitas das praticas de prevenção da toxoplasmose,se aplicam à salmonela.


Quando for beber leite somente o faça se estiver fervido ou se for do tipo pasteurizado. Evite consumir alimentos crus, principalmente carnes, tanto de bois, de porcos ou aves. Carnes mal passadas também devem ser evitadas. Todos os alimentos à base de frango ou de galinha necessitam ser devidamente cozidos durante o preparo.

Os ovos são uma das principais formas de contágio, portanto, cuidado. Maioneses feitas em casa fique atenta . Todas as verduras e legumes precisam ser super bem lavados antes do consumo.


Após utilizar utensílios de cozinha para preparar carnes cruas não se esqueça de o lavar com cuidado.Todos os ovos necessitam ser armazenados sob refrigeração. Através destas simples medidas uma salmonelose pode ser evitada.Aqui em  casa,nunca ninguém teve,mas eu também exagero se calhar nos cuidados.Tenho uma tábua apenas para carne,troco a cada 2 meses as colheres de pau,verifico sempre os ovos antes de consumir.Quando chego da feira,lavo logo todas as frutas...Como são coisas que já faço normalmente,não custa nada!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!