03 março 2015

A rede: Dos índios para a minha sala

A origem da rede no Brasil está diretamente ligada aos índios, que entrelaçavam o cipó e a liana, espécie de trepadeira, para fabricar a rede, usado para o repouso.
No Brasil colônia, o instrumento servia, entre outras coisas, para que os escravos carregassem os colonos....os portugueses criaram inspirados nas liteiras a rede como meio de transporte, em que os colonos e suas famílias eram carregados em passeios pela cidade e até em viagens. (ver foto)


Na varanda, no jardim ou mesmo dentro de casa a rede é sempre uma otima opção de descanso e de decoração. Tenho uma na varanda e outra na sala aqui em casa.Se o ambiente for muito colorido prefira as mais neutras. Se o ambiente for neutro você poderá optar por redes de cores ou estampas contrastantes.
As redes podem apresentar medidas de casal ou de solteiro e suportam até 150 kg.

Adoro as cores das almofadas
Quem não tem cão...
mesmo numa varanda cabe uma rede

Essa presa na árvore

A rede na minha sala

Para saber mais:
..a rede de dormir é um legado dos índios da América do Sul e que não há registro algum da rede antes do descobrimento do Brasil.

...o nome "rede" foi dado por Pero Vaz de Caminha ( que é chamado "padrinho da rede"), devido a semelhança com a rede de pescar. O índios a chamavam de "ini".

...que a rede indígena era feita de cipó e fibras de palmeiras. Com a chegada dos portugueses, as mulheres dos colonos  passaram a fazer a rede com fios de algodão, enfeitando-as com franjas.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!