05 agosto 2015

A casa do "meu vinho"...



Já ouviram falar na Vermiosa?
Eu quando me casei também não,mas aos poucos ao conhecer a família do meu marido fui vendo o amor quase devoto com que os irmãos de meu sogro falavam dessa terra.Com o passar dos anos ( e já são 24...) vejo que cada português sente o mesmo orgulho pela terra de seus pais e avós, é a "sua"terra.
Pois bem,podem agora me perguntar... e o que tem na Vermiosa para voltar sempre?
A resposta seria a alguns anos atrás: Nada. Ultimamente muita coisa mudou naquela região.
Foram descobertas as gravuras rupestres em Foz Coa,há o passeio tão lindo para ver as amendoeiras em flor,a recriação do cerco nas muralhas em Almeida é um espetáculo fantástico e toda a região do vale do Côa é linda!

Na Vermiosa é produzido um dos vinhos brancos que eu mais bebo aqui em casa,o delicioso Vale de Esgueva. A casta Síria, dominante na região proporciona um vinho com uma riqueza aromática e frescura incomparaveis!
 O "meu" vinho branco nascido  na Vermiosa, com uvas de vinhas com mais de 70 anos, plantadas a 700 metros de altitude, surge perfumado e frutado, com sabores frescos e suaves. A mesma adega produz o Casa das Castas,outro vinho corrente de qualidade para o dia a dia! Esse final de semana os tios e primos se reencontraram para alguns dias de grande alegria e matar as saudades. Há uma grande casa,que podem ver nesse post AQUI onde a maioria ficou,por ser a casa da família.
Eu fiquei na recentemente inaugurada CASA DAS CASTAS.
Os donos aproveitaram casas da família (uma delas era dos avós do meu sogro) e fizeram uma casa de campo maravilhosa.Na ultima vez que estive lá,apenas a adega já estava a funcionar.O marido da Ana,é enólogo e eles são os produtores de excelentes vinhos.Daqui pra lá levamos apenas 3 horas,a estrada é muito boa e nem foi preciso parar para comer.Para quem consegue sair numa sexta feira é um excelente programa para um final de semana.



A adega
A adega
A maravilhosa piscina a noite





Provas de vinho podem ser organizadas com o Miguel,e digo por experiência própria,tem outra categoria saborear um vinho junto de quem entende :)Deixo agora imagens que falam por si e os contactos,quem sabe nos encontramos por lá nas vindimas? 





Podem saber tudo sobre esse destino de sonho aqui na pagina deles:

https://www.facebook.com/pages/CASA-DAS-CASTAS/479691828734674?fref=ts
E aqui no site:
http://www.casadascastas.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!