Pages

05 agosto 2015

Se a vida lhe der um limão...

Pois é...todo mundo conhece o ditado e uma limonada é fácil de fazer.Mas e se não for um limão,se forem tipo centenas deles? Dois limoeiros na casa do sogro e um na sua casa caindo  por todos os lados? Você ainda conseguiria olhar para limonada?
Pois bem, aqui ficam as dicas de algumas coisas que tenho feito com os limões 

Limoncello

O limoncello costuma-se tomar após as refeições como licor digestivo, apesar de  em forma de shot ser bem gostoso também. É importante consumir o limoncello bem frio depois de tê-lo deixado algumas horas no congelador,
6 limões
250g de açúcar
700ml de vodka (1 garrafa)

Preparação:
Lave os limões e retire-lhes a casca. Deve apenas retirar a parte amarela, deixando o branco. Depois, corte os limões ao meio e esprema-os. Reserve o sumo e a casca.


Cortar as cascas bem fininhas

Faça uma calda com 100ml de água, junte as cascas de limão e o açúcar e leve ao lume brando até o açúcar dissolver. Assim que começar a ferver conte 15 minutos – com o lume muito brando – e acrescente depois o sumo de limão deixando ferver mais 5 minutos. Retire do lume e deixe esfriar.
Coloque depois a vodka num frasco grande e junte depois a mistura anterior, com as cascas de limão,misture bem.
Guarde na despensa – durante uma semana, agitando o frasco todos os dias.No final,passe por um passador e guarde no frigorífico.Delicioso!
Essa foi a receita que experimentei,mas com tanto limão já estou testando a segunda,ESSA AQUI,clique para ver.

Limão sempre pronto a usar

Espremi muitos( mesmo muitos) limões e fiz gelo com eles.Quando o gelo está pronto,retiro para sacos plasticos. Assim ao longo do ano, e quando os limoeiros já não estiverem com toda a força terei sempre sumo fresquinho. Um cubo na salada,na carne,no copo...Para controle sei que cada cubo equivale a meio limão dos meus.



E com as cascas,desengordurante!

Antes de espremer os limoes,retirei a parte amarela das cascas e coloquei em frascos.Junto vinagre branco. Essa mistura concentrada uso para limpar azulejo,na agua do chão,bancadas de cozinha... e o cheirinho é bem agradável.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!