11 novembro 2017

Destralhar a casa em 15 dias




Te entendo se você acha que 15 dias é muito tempo.
 Mas pensa comigo: a tarefa de desapegar das coisas, de tudo de uma vez, não parece grande demais? Às vezes parece tão grande, mas tão grande, que desistimos antes de começar, tipo não vou conseguir fazer tudo mesmo, então nem vou começar.
Por isso, vamos fazer tudo com calma. Uma coisa por vez, um bocadinho por dia. Vamos começar agora, e antes de chegar o NATAL tudo vai estar pronto. Já pensou que beleza, chegar no final do ano com sua casa destralhada? Hoje deixo aqui a primeira semana dessa tarefa.

Dia 1

Preparação: no primeiro dia, você vai se preparar – e preparar os outros – psicologicamente para os próximos 15 dias. Junta o pessoal da sua casa na hora do almoço ou do jantar, manda no grupo da família, sinal de fumaça, qualquer coisa: a galera precisa saber que, nos próximos 15 dias, o bicho vai pegar. Se todos estiverem envolvidos, melhor ainda porque o trabalho vai ser muito mais rápido; se não, mantenha o foco no que você pode fazer. Depois que você tiver terminado, tenho certeza que os outros vão se inspirar!

Comece hoje pelo banheiro. Veja a validade dos produtos de higiene, jogue fora aquela meia dúzia de shampoos que estão no fim, aquelas escovas e pentes que você não usa mais, enfim – esses dois dias são pra você revirar seus banheiros de cima a baixo. Aproveite pra ver se você está guardando alguma coisa que não deve no seu banheiro – veja mais dicas nesse post aqui,basta clicar e aqui também

Dia 2
(escritório,mesas e papeis...)
Sabe aquela gaveta cheia de coisas e coisinhas? É hora de encarar. Dê um fim nos clipes enferrujados, canetas que não funcionam mais, todo tipo de material de escritório ou estudo que você não use mais.Facilite a limpeza da sua casa e destralhe todas as superfícies das mesas. Quanto menos coisas sobre as superfícies, mais fácil é pra limpar.
 Relembre por quanto tempo você deve guardar seus documentos, e mãos à obra. Fica aqui o link para saber o que arrumar e o que deitar fora.

Dia 3
Se você não tem animais, pode usar esse dia como continuação do anterior. Se tem, é hora de rever brinquedos, bugigangas, roupinhas,escovas e afins do seu animal de estimação.

Roupas de cama/banho
 Lençóis furados, fronhas de travesseiro sem par, toalhas rasgadas – se você puder doar, tenho certeza que serão muito bem vindos a qualquer pessoa ou instituição que precise. Lembre-se, o desafio do desapego não é apenas desapegar por desapegar: faz bem pra sua casa, pra você, e para os outros.


Dia 4
Despensa
 Aproveite pra tirar tuuuudo de dentro da sua despensa ou armário de cozinha onde você guarda alimentos, pra limpar prateleiras e colocar em prática um inventário de despensa. Verifique a validade dos mantimentos, jogue fora o que estiver vencido, e organize o restante no espaço já limpo. Aqui pode ter uma listinha para a despensa
Frigorifico e arca: assim como na despensa, tire tudo de dentro  (se precisar, tire o equipamento da tomada), e jogue fora o que estiver vencido, assim como sobras de comida que você não sabe quando foram guardadas. Pra limpar a geladeira e o freezer por dentro, um pano macio embebido em uma misturinha de água com um pouco de bicarbonato de sódio deve resolver. O vinagre tambem elimina cheiros-


Dia 5
Potes de cozinha: reza a lenda que cada meia perdida vira uma tampa de pote de cozinha. Mas hoje você vai combinar todos os potes com suas tampas e todo mundo que ficar sem par… não necessariamente precisa ir para o lixo. As tampas sim, mas os potes você pode guardar até o final do desafio. Eles podem servir pra organizar algum espaço que precise.
Utensílios de cozinha: chegou a hora daquela outra gaveta. Aquela segunda, terceira gaveta da sua cozinha. De quantas colheres de pau você precisa? Quantas peneiras? E pegadores de macarrão? Desapegue geral e veja sua gaveta se transformar.


Dia 6


O carro!
Pegue um saco de lixo, entre no seu possante e verifique todos os compartimentos – porta-luvas, portas, perto do câmbio, porta-garrafas, porta-malas, em baixo dos bancos (ou sobre os bancos!). Jogue fora o que precisar, e organize o restante, de preferência fora do seu carro e no lugar correto. Pode ver aqui dicas para limpar o carro,basta clicar


Dia 7 e quase metade arrumado!
(aplicativos,pc,filmes e fotos...)
  Hoje você vai passear pelos seus aplicativos e deletar o que não usa mais.
Faça uma limpeza nos programas que você não usa mais, e se conseguir, também nos seus arquivos. Aposto que tem arquivos aí que você nem sabia que tinha – isso é um bom sinal de que você não precisa mais deles.
 DVDs que você não assiste há anos porque tem Netflix, aqueles jogos de um videogame que está encostado faz tempo, jogos de tabuleiro que estão juntando poeira ou jogados no fundo de um armário – fim neles.
Fotos físicas e virtuais: primeiro, salve no computador as fotos que estão no seu celular, e apague-as do celular. Mergulhe nas fotos, apague ou rasgue as repetidas, aquelas que não trazem boas lembranças, e mantenha apenas o que te traz alegria.


Amanhã posto os outros dias!Quero ver todo mundo postando o progresso no Instagram, usando a hashtag #destralharem15dias