03 novembro 2013

Dica doméstica-Colocar a mesa

Se for um jantar formal, a toalha deve ser de preferência de cor clara. Em relação ao tecido, ele pode ser linho ou outro de boa qualidade e caimento. Se tiverem relevos ou desenhos, que sejam da mesma cor. Outro detalhe importante é que esteja impecavelmente bem passada.


Atenção aos vincos!


Na montagem dos pratos, iniciamos com o sousplat sobre a toalha. Este não é trocado durante a refeição e serve para apoiar os outros pratos. Sobre ele colocamos o prato principal e o prato de salada logo em seguida. O pratinho de pão deve ser colocado do lado esquerdo do prato de refeição na parte superior, sobre ele coloca-se uma faquinha para pão.
Modelos de sousplat

A ordem dos talheres para um jantar formal segue a ordem dos pratos que serão servidos, de fora para dentro. As colheres ficam sempre à direita, assim como as facas que devem ficar com o corte voltado para o prato. Os garfos vão sempre à esquerda. Os talheres de sobremesa devem ser posicionados acima do prato.
 O cabo da colher e o da faca ficam virados para
a direita, e o garfo deve ser colocado entre a colher e a faca, com o cabo virado para a esquerda.



Os copos ficam dispostos na seguinte ordem, de fora para dentro: vinho branco, vinho tinto e água, com a opção de taça para champanhe ou espumante. Essa é também a ordem de tamanho dos copos, o de vinho branco é normalmente menor do que o de vinho tinto, que por sua vez é sempre menor do que o de água.


Por ser um jantar formal, devemos utilizar guardanapos de tecido, pois deixa a mesa muito mais elegante. Ele pode ser colocado do lado esquerdo ou em cima do prato.
Detalhes
Um belo arranjo de flores baixas (que sejam sem perfume) e velas são itens indispensáveis para decorar a mesa.


Ocasiões informais




Se você for receber visitas para ocasiões informais, como reuniõezinhas de família e encontro entre amigos íntimos, o segredo é apostar nos aperitivos. Podem ser servidos aperitivos e petiscos para comer com as mãos. O estilo de aperitivos Finger Food (pequenos alimentos que podem ser colocados em palitos, como queijos e azeitonas) são sempre bem vindos. Dê preferência para petiscos que não ocupem as duas mãos, pois uma delas pode estar segurando um copo se as pessoas estiverem em pé.
Quando escolher o cardápio, tenha cuidado em selecionar comidas que dispensem o uso de facas e utilize guardanapos de papel. Para as pessoas ficarem mais à vontade, o serviço à americana costuma ser o mais indicado. Arrume um aparador e disponha os pratos sobre ele para que as pessoas possam se servir.A disposição da mesa é bem mais livre, com somente uma regra: procure colocar pessoas que tenham interesse comum sentadas próximas
Ultima dica:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!