24 janeiro 2014

Como limpar um sofá de pano

Mande limpar por profissionais os seus sofás  uma vez por ano, dependendo do uso. Não espere até parecer sujo (a essa altura, a sujeira já terá começando a danificar o tecido). Se as capas do estofado forem soltas ou tiverem zíper siga as instruções do fabricante para lavar. Em geral, elas podem ser lavadas à máquina. Deixe secar naturalmente à sombra para não encolher e não desbotar. Se as capas do estofado estiverem muito sujas e forem fixas, a melhor pedida é chamar um profissional. A tarefa será realizada rapidamente, e os resultados serão melhores graças ao equipamento profissional.


Como limpar?

Se for limpar em casa, retire as almofadas e os assentos (se possível). Passe um aspirador de pó utilizando o bocal com cerdas . Passe uma solução com água e vinagre, espere secar e recoloque as almofadas. É bom passar aspirador pelo menos uma vez por semana.

                                                                    Dica caseira
Para manter a limpeza do sofá de tecido, linho e veludo, misture no balde de água meio copo de vinagre branco. O vinagre além de limpar, tira o cheiro e deixa o tecido macio. Faça esta limpeza pelo menos uma vez por mês.
O que não usar?
Não use produtos que contenha cloro, sabão em pó e demais produtos de limpeza. Se tiver dúvidas do que usar, utilize detergente líquido neutro ou um produto específico para limpeza de estofados.

Super dica

Aqui em casa, o meu sofá é de tecido branco,IKEA Como já não tenho criança em casa, não pensei em contratar  uma empresa para fazer impermeabilização do tecido mas quem tem,penso que é um dinheiro bem gasto.

Manchas
Acidentes acontecem, não é? Se manchou , lembre-se que quanto antes tirar a mancha, ela sairá mais facilmente. 

Vinho: Use um papel toalha para absorver o máximo possível do vinho tinto. Comece pela borda em direção ao centro, para evitar que a mancha se alastre. Jogue um pouco de água com gás sobre a mancha para o vinho borbulhar e subir à superfície. Então, limpe com o papel toalha, evitando esfregar. Repita se necessário. Aplique um produto especial para limpeza de estofados na área atingida.Eu adoro Vanish em mousse,é para alcatifa,mas serve para quarquer tecido. Espere secar e passe o aspirador de pó. Se a mancha não sair, repita o processo.

Refrigerante: detergente líquido incolor e água

Caneta: Molhe uma esponja macia com vinagre de álcool branco e aplique sobre o risco de caneta esfregando com a parte macia da esponja até que a mancha saia.
Alguém conhece mais alguma dica de limpeza e remoção de manchas no estofado? Compartilhe nos comentários abaixo :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!