16 maio 2014

A culpa é de quem?

Mataram os índios, derrubaram todo o pau-brasil e até foram os portugueses que trouxeram a corrupção.
Já passaram quase duzentos anos da independência do Brasil, mas o sangue português que corre nas veias de muitos brasileiros continua a impedir o Brasil de andar para a frente.

 No Brasil, quando se fala na culpa dos portugueses, diz-se que isso aconteceu porque foi para lá toda a ralé, a escumalha, a escória de Portugal. Que lá se reproduziram ladrões, assassinos e outros e que o sangue deles alimenta tudo o que de mau acontece agora. Se a predisposição para o crime fosse genética, seria uma teoria interessante. Mas essa é uma teoria 100% brasileira.
  Os portugueses, descontentes com o rumo tomado por Portugal no século XIV mas, sobretudo, no século XV, emigraram tranquilamente e foram fazer lá fora aquele Portugal que não encontraram aqui dentro.
Portugal explorou o Brasil colônia por muitos séculos, mas o Brasil teve a oportunidade de vir a ser independente em 1822 e de lá pra cá muita coisa não mudou.

O problema não é só o modelo político, mas os eleitores  e os  governantes !Tivemos muito tempo para nos desenvolver, mas, infelizmente, só elegemos representantes políticos que tem como único objetivo o enriquecimento próprio. A ganância dos nossos políticos, aliados à ignorância e à falta de educação e discernimento do povo brasileiro, transformou este país no que é hoje: uma superpotência econômica, a sexta maior economia do mundo, com escolas sucateadas, professores mal remunerados, saúde um caos e segurança inexistente.
Portugal, para os emigrantes no Brasil e noutros países, sempre foi um país que podia ser muito mais e, porque não cabiam nele, fizeram-se ao mar durante vários séculos. Ainda assim, há muito em comum entre os dois países, às pessoas dos dois países, e talvez vários defeitos sejam até herança portuguesa. Acho que a culpa é dos portugueses quando os brasileiros dizem que a culpa é dos portugueses, porque também os portugueses acham que a culpa é sempre dos outros. Hoje é dos alemães, antes foi, dos espanhóis, dos franceses, dos ingleses, dos mouros.
 Quem sabe até a culpa da crise é a quantidade de estrangeiros morando em Portugal? Mas a culpa nunca é nossa. É mais fácil jogar a culpa no outro.
Aos portugueses que pensam ir ao Brasil ver os jogos da seleção,podem ir tranquilos.Agora por lá tudo é culpa da FIFA...



Carlos Fino,sempre fantástico escreveu essa matéria sobre Portugal/Brasil.Veja AQUI


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!