28 junho 2014

As regras basicas de etiqueta muitas vezes esquecidas






Mulheres não se levantam. São cumprimentadas sentadas.Se for uma idosa ou uma gravida seja gentil e levante-se.    
      
Homens se levantam sempre. Mesmo que seja para cumprimentar outro homem.

 Sempre faça a apresentação com nome e sobrenome.  Vale como uma referência importante.

Se for uma pessoa conhecida, famosa ou homenageada, pode-se dispensar a apresentação como o nome e sobrenome da mesma. A pessoa que está sendo apresentada tem seu nome e sobrenome anunciados. 

Não se cumprimenta com contato físico à mesa . Acena-se com a cabeça, e a saudação é geral.Tchauzinho ou beijinhos ao vento, não! 

 Memorize!Não há nada mais desagradável do que o famoso "Muito prazer" pela segunda ou terceira vez. Muito prazer, aliás, é totalmente dispensável. 
"Como vai?" ou "Boa noite!" "Boa tarde!" etc., é mais elegante. 

 Podemos e devemos nos apresentar; facilita o entrosamento e quebra o gelo. Saudar com um sorriso sempre. Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica. 

Os homens devem dizer: "Quero lhe apresentar minha mulher..." Deve-se utilizar o termo esposa quando nos referimos formalmente à mulher de alguém.
 As mulheres devem utilizar o termo marido em qualquer situação.

 Sempre apresente as crianças dizendo seus nomes. É o começo do treino social. 

 Mantenha os olhos nos olhos, e sempre tire os óculos escuros.
  O aperto de mão não deve ser frouxo (com a mão mole) nem exagerado (aquele que chega a machucar), e em grupo é dispensável; cumprimenta-se com um movimento de cabeça e vale uma saudação leve. 
            
  Ao apresentar as pessoas, conte algo de uma para a outra (profissão, hobby etc.). Isso dá início à conversa . Dica especial para entrosamento social: Never complain, never explain (Nunca reclame nem se explique) - ninguém suporta quem reclama.



   Não usar como referência nada que não seja algo presente na vida de alguém, como "Ele/ela é ex de fulana/o" ou "Ele/ela foi presidente do banco tal".Pode não ser uma lembrança muito feliz.

   Ao encontrar um velho amigo, caso esteja acompanhado de outra pessoa, faça uma breve apresentação e, mesmo que seja um amigo de quem as saudades são imensas, atualize meios de contato e marque um próximo encontro.  Nada mais chato do que alguém que nos acompanha encontrar um 'amigão' e ambos engatarem o maior papo, com assuntos, datas e momentos que desconhecemos. Portanto, policie-se para não cometer essa indelicadeza  .                    

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!