11 junho 2014

Se manifestar por que?

Época de Copa do Mundo tem sempre as mesmas coisas, os mesmos rituais num clima único que surge com intervalos de 4 anos.
No Brasil ruas se vestem de verde e amarelo,e pelos vistos esse ano a presidente decretou feriado nos dias que a seleção joga...Pode ver aqui os detalhes em cada cidade.

Assistir aos jogos do Brasil numa Copa do Mundo estando fora do nosso país é diferente; uma experiência única.Parece até que somos embaixadores!A emoção de ouvir e cantar o hino é indescritível!

Agora que a Copa é no Brasil, aumenta a  responsabilidade, pois além do futebol brasileiro agora o mundo vai assistir o que temos para oferecer, mostrar o nosso melhor para quem nos visitar e para quem for assistir aos jogos pela televisão.
A cada dia as noticias que chegam de manifestações e violência me deixam mais indignada!


POVO SEM MEMÓRIA!!!!

 Voltemos um pouco no tempo...1982! Um "timaço", alguns dizem que foi a melhor seleção de todos os tempos.Já está se lembrando deles?
 Quem era o Presidente da República em 82? 
Qual era o time do Brasil em 82? 
Segundo Zico,esse foi o ano do fim do jogo bonito.Leia aqui


Todo mundo sabe...
 Em 86, cabelos compridos, barba e uma faixa na cabeça, o grande jogador Sócrates foi um dos símbolos da Copa do Mundo. Na partida de estreia da Seleção contra a Espanha, entrou em campo com uma faixa branca amarrada na cabeça , gesto que se repetiu a cada jogo do Brasil, até ser eliminado nas oitavas de final. Essa foi a forma que o jogador encontrou de manifestar suas preocupações. Na primeira vez, a faixa trazia dizeres de apoio ao México, que sofria com os efeitos de um terremoto . Nas outras partidas, exibia palavras contra a fome, as guerras e o racismo 



Você que vai boicotar a copa do mundo, sabe a que vai?

 Vamos a 1990, outro fiasco no Brasil. Só quem viveu naquele tempo, sabe o que foi a tal da hiperinflação Não havia celular, facebook, zap-zap, internet. Todo mundo de olho na TV sem controle remoto. 
Não se viu boicote. 
Pela primeira vez, a seleção brasileira utilizou maioria de jogadores que atuavam no exterior para formar a sua equipe. Na época da Copa, 12 atletas jogavam fora do país.
Nas décadas de 80 e 90 a população se "armava" com calculadoras para checar o real valor do suado dinheiro.A inflação acumulada do ano de 1981 foi de 95,18% e a de 82 de 99,71%



Desde 1981, o Brasil teve seis moedas diferentes!!!!Cruzeiro,cruzado,cruzado novo,cruzeiro novamente,cruzeiro real e finalmente a que está agora,o real.
 Mesmo assim,com toda a desgraça a  torcida para o Brasil tetracampeão continuava. 
Também não foi em 90,perdemos e logo para quem?

 Os viloes de sempre... Maradona e Cannigia, os grandes vilões do povo Brasileiro, os causadores do mal.Se brasileiro já não gostava de argentino,depois da copa de 90 passou a ser quase guerra em campo :)
O presidente quem era?Collor de Melo
 Em 94, finalmente a redenção. 


Brasil Campeão do Mundo! É tetra, é tetra!!! Grita Galvão, chora Pelé, chora Brasil. Sorri Brasil. Chora ou sorri? Quem era o presidente quando o Brasil ganhou a copa de 94? Não vale abrir o  Google!Há algumas curiosidades nessa copa:

  • O avião em que a delegação brasileira voltou dos EUA trouxe muito mais do que a taça. Atletas, comissão técnica e 'convidados' desembarcaram cerca de 17 toneladas de bagagem, grande parte formada por compras. Na chegada, o presidente da CBF, ameaçou cancelar o desfile da seleção caso a carga fosse retirada para vistoria da Receita Federal.


A frase da copa veio dos jogadores,veja  a foto.

Andamos um pouco mais na maquina do tempo e chegamos em 98, jogadores bombados, cheios de estilo, futebol meio diferente, muito dinheiro na jogada. FHC comandando.O que realmente aconteceu com Ronaldo no dia da final da Copa contra os franceses ainda é uma incógnita. Primeiro, estava com problemas no tornozelo. Depois, uma convulsão. Mais tarde, uma crise nervosa. A verdade jamais foi esclarecida. Concreto, só o fato de que a seleção, assustada e dividida sobre a escalação do atacante, perdeu a final por 3 a 0. Ronaldo amarelando...uma misteriosa convulsão. Horrível até de lembrar...


Vai que é suuuuua, Taffarel! Tem nada não, daqui a 4 anos tem mais. 
Aí o futebol já era mero coadjuvante há muito tempo... “Ganhemo!” “Fumo e busquemo”!Perolas ditas por jogadores...Para rir um pouco com outras coisas ditas por jogadores,clique AQUI

 Jogadores que dariam vergonha ao Sócrates e Zico. 
Milionários, semianalfabetos, carrões turbinados e caros, mansões com fontes iluminadas na sala...
 Estilo padronizado: Brinquinho de diamante, tatuagem , metrossexuais, carecas ou cabeludos com tiara.
 Um circo sem futebol. 
Ficam alguns nomes para recordar...Buffon,Cannavaro,Zidane e a famosa cabeçada,Vuvuzela ou a buzina infernal,o polvo que previa resultados,o pé frio do torcedor Mick Jagger...
Em 2006 e 2010 nós perdemos. 
Nós? Nós, quem cara pálida? 
Todos os bons jogadores brasileiros já viraram europeus. A seleção escalada por Dunga em 2010,apenas robinho,Kleberson e Gilberto jogavam no Brasil...
E se não estou muito enganada  aseleção que disputa esse ano,apenas 4 jogam no Brasil...
Brasil visto de fora
 Durante essa copa, vou agir do mesmo jeitinho que  nas outras. Ligo a TV ,e não tiro o olho!
Assisto TODOS os jogos.
 E vou torcer para o Brasil. E vou torcer para Portugal.
Entendam como quiser! E que o futebol, coragem, a atitude e o estilo de Sócrates, em 1986, sirvam de inspiração para os jogadores. E para o povo,pois é nas urnas que a manifestação deve acontecer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!