10 julho 2014

Inverno no Brasil...Verão em Portugal-Cuidados

No Brasil os dias frios estão a chegar e com eles  as gripes e constipações…que apesar de apresentarem sintomas comuns são patologias distintas .
A gripe provocada pelo vírus influenza, manifesta-se habitualmente por dores de cabeça, febre  e mialgias e dura em média três a cinco dias e pode ter complicações graves, a melhor forma de prevenir é com a vacinação.
A constipação é também provocada por vírus,  afeta o nariz e a garganta  com espirros e irritação ,mas não tem febre nem dores no corpo e transmite-se por gotículas  no ar.














Cuidados com o calor

Mesmo que não se exponha directamente ao sol, pode sofrer com o calor. Evite a exposição solar directa e prolongada nas horas de maior calor. 
Beba muita água. 
É fundamental hidratar o organismo. Mesmo aqueles que têm a sensação de suar pouco e não têm sede, como os idosos, devem esforçar-se por beber água e sumos de fruta.

Prefira alimentos ricos em fibras, sais minerais e vitaminas, como a fruta e legumes frescos. 
Evite refeições pesadas com alimentos gordos e as bebidas alcoólicas, pois demoram mais tempo a digerir.
Dentro de casa, permaneça nos locais menos expostos ao sol. Se morar numa vivenda, molhe as paredes exteriores com uma mangueira. O ar condicionado pode ser útil, sobretudo, para os idosos, mas convém evitar alterações bruscas. Programe uma temperatura com a qual se sinta bem, mas não demasiado fresca. 
Opte por roupas leves, de preferência em algodão e cores claras. Use chapéu e óculos de sol. Use menos roupa na cama, sobretudo nos bebés e doentes acamados.
Evite os esforços físicos exagerados. Se sentir que a sua temperatura está a aumentar, molhe os pulsos, as têmporas e a nuca com água fria.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!