04 julho 2014

Protetor solar-alguns cuidados

Antes de comprar tenha atenção que:

1) Apenas os raios UVB causam as queimaduras solares, logo,não é por não ficar vermelho que a sua pele  não sofreu a ação danosa da radiação UV, porque o UVA não causa queimaduras, mas danifica a pele.

2) O FPS representa apenas a proteção contra o UVB.Muitos filtros solares já trazem também o fator de proteção contra o UVA.
 EVITE SE EXPOR AO SOL NOS HORÁRIOS ENTRE 10 E 16 HORAS. Este é o pior horário para se expor ao sol devido à grande intensidade da radiação UVB, principal causadora do câncer da pele. Se você tem que se expor ao sol neste horário, proteja-se intensamente com protetores solares de FPS alto, use chapéus, roupas e barracas.




A partir do FPS 15 Todos os Filtros são Iguais?

Não. O filtro solar com FPS 15 bloqueia a maior parte dos raios UVB e o aumento do FPS aumenta pouco o bloqueio destes raios. No entanto, o tempo em que o filtro solar continuará a absorver os raios UV será maior quanto maior for o FPS, diminuindo a freqüência da reaplicação.

Estudos mostram que protetores solares FPS 25 protegem a pele contra 96% das irradiações UVB, enquanto que FPS 50, 98%; desde que aplicados na quantidade correta.

RADIAÇÃO UVA

Os raios ultravioletas tipo A (UVA) compõem a maior parte do espectro ultravioleta e possuem intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão. Sua intensidade também não varia muito ao longo do dia, sendo pouco maior entre 10 e 16 horas que nos outros horários do dia. Têm comprimento de onda entre 320 a 400 nm (a luz visível vai de 400 a 700 nm) e não são absorvidos pelo vidro. Penetram profundamente na pele (vide figura acima), sendo o principal responsável pelo fotoenvelhecimento. Tem importante participação nas fotoalergias e também predispõe o indivíduo ao surgimento do câncer de pele, quando há exposição prolongada.
Ações da radiação UVA sobre a pele: Rápido bronzeamento. Oxida a melanina, clarea a pele, causa envelhecimento precoce.


RADIAÇÃO UVB

Os raios ultravioletas tipo B (UVB) têm comprimento de onda entre 290 e 320 nm, penetram superficialmente na pele e são absorvidos pelo vidro das janelas. Sua incidência aumenta muito durante o verão, especialmente nos horários entre 10 e 16 horas, quando a intensidade dos raios atinge o seu máximo. São os responsáveis pelas queimaduras solares e pelo câncer de pele.
Ações da radiação UVB sobre a pele: Síntese de vitamina D, pigmentação tardia, síntese da melanina, pigmentação indireta, duradoura e causar câncer de pele.

Farmácias e supermercados vendem filtro solar com FPS 15, 30, 60 e até 100. O FPS 25 bloqueia até 96% dos raios ultravioleta e o de 30, até 98%. Os produtos com FPS mais alto são mais caros, mas oferecem proteção, no máximo, de 99% - uma diferença quase inexpressiva. "Não existe vantagem em filtro acima de 30", diz Marcus Maia, coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia   VEJA AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!