30 dezembro 2014

Porquê 12 passas e não cinco rabanadas?



Bem vistas as coisas até podia ser uma prova do Guinness. 
Em apenas doze segundos coma doze passas, enquanto visualiza outros tantos desejos. Para bater tudo certo, cada passa é comida no respectivo segundo. Sem enganos.Para tentar um  nível mais avançado, faça isso enquanto sobe para uma cadeira(atenção ao peso!) e no último segundo salte com o pé direito. 
Aceita o desafio? 
Em noite de réveillon são muitos os portugueses que respeitam religiosamente estes rituais. Tudo em nome de um novo ano cheio de sorte.

Ninguém sabe muito bem quando começaram estas tradições ou até o que simbolizam. 
Há rituais para todos os gostos. Os mais corajosos mergulham no mar gelado , uma das tradições mais antigas é fazer barulho. Tem origens anteriores ao Império Romano. Quando havia um eclipse, toda a gente fazia barulho para afastar o perigo de o sol não voltar.

Há pessoas que não suportam a textura das passas ou o seu sabor, mas no dia 31 de Dezembro estão com a mão cheia de uvas secas e desejos por pedir. Para esta superstição há muitas explicações. Que cada passa simboliza um dos meses do ano é a mais óbvia, mas o antropólogo Francisco Vaz Silva aponta outra. “O nosso calendário é o solar, mas o lunar também é usado. Como tem menos 12 dias, no último mês acertavam-se as diferenças. As passas simbolizavam esses dias.”
Pelo sim pelo não as passas aqui de casa já estão compradas!
Feliz Ano Novo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!