05 janeiro 2015

Dia de reis e o bolo rei




A origem do bolo-rei remonta ao tempo dos romanos. Estes tinham por hábito eleger o rei da festa durante os banquetes festivos, o que era feito tirando à sorte com favas, pelo que era também designado por vezes de rei da fava. A Igreja Católica aproveitou o facto de aquele jogo ser característica do mês de Dezembro e decidiu relacioná-lo com a Natividade e com a Epifania, ou seja, com os dias 25 de Dezembro e 6 de Janeiro. A influência da Igreja na Idade Média determinou que esta última data fosse designada por Dia de Reis e simbolizada por uma fava introduzida num bolo, cuja receita se desconhece atualmente.

O bolo-rei atual terá surgido na corte de Luís XIV, em França, para as festas do Ano Novo e do Dia de Reis.  Com a Revolução Francesa em 1789 o bolo-rei foi proibido, só que os pasteleiros, que não quiseram perder o negócio, em vez de o eliminarem decidiram continuar a confeccioná-lo mudando-lhe o nome para Gâteau dês Sans-cullotes.

O bolo-rei popularizado em Portugal no século XIX segue uma receita originária do sul de Loire, um bolo em forma de coroa feito de massa lêveda. Tanto quanto se sabe, a primeira casa onde se vendeu bolo rei em Portugal foi a Confeitaria Nacional, em 1870. Aos poucos, outras confeitarias da cidade passaram também a fabricar o bolo-rei, originando assim várias versões diferentes.

Com a proclamação da república, em 5 de Outubro de 1910, a existência do bolo-rei ficou em risco por causa do nome conter a "rei". De acordo com a lógica vigente, deixando este símbolo (o rei) de existir na hierarquia nacional, também o bolo tinha que desaparecer. Os confeiteiros, partindo mais uma vez do princípio de que negócio é negócio e política é política, continuaram a fabricar o bolo sob outra designação.

Eu normalmente vou à Garret no Estoril comprar um bolo rainha,gosto mais sem as frutas cristalizadas,para quem tem paciencia deixo alguns links de receitas bem boas!

Bolo rei do Goucha
 http://cabaredogoucha.pt/o-meu-bolo-rei/
Bolo rainha da Clara de Sousa 
https://www.facebook.com/claradesousa.aminhacozinha/photos/a.437713849627346.101905.238579119540821/437713876294010/
Bolo rei na bimby
  http://www.petiscos.com/receita.php?recid=20686&catid=19
Bolo rei de chocolate
http://www.saborintenso.com/f83/bolo-rei-chocolate-34256/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário,vamos gostar!